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Psicologia, Saúde & Doenças

versão impressa ISSN 1645-0086

Resumo

ANTUNES, Maria et al. Fatores associados ao burnout em docentes de nível superior no Brasil. Psic., Saúde & Doenças [online]. 2023, vol.24, n.2, pp.670-681.  Epub 31-Out-2023. ISSN 1645-0086.  https://doi.org/10.15309/23psd240220.

O objetivo desta pesquisa foi identificar fatores de risco à sintomatologia de Burnout (estresse, exaustão emocional, despersonalização e realização) em docentes de nível superior de instituições no sul do Brasil. Participaram do estudo 61 docentes que lecionavam em instituições particulares em uma cidade no sul do Brasil. Foi aplicado um questionário sobre dados sociodemográficos e de saúde, o inventário de Maslach e o Inventários de Sintomas de Stress desenvolvido por Lipp. Na análise de regressão logística, identificaram-se como fatores de risco à sintomatologia de Burnout o estresse, problemas familiares, uso prévio de medicação, diagnóstico prévio de adoecimento e exercício da atividade em nível de pós-graduação. Como fator protetor ao Burnout, verificou-se o maior tempo de exercício do magistério superior. Essas evidências indicam fatores que devem ser priorizados na formulação de políticas públicas em saúde e educação, bem como a fundamentação de legislações protetivas à saúde docente e práticas de gestão favoráveis ao equilíbrio psíquico do trabalhador.

Palavras-chave : Burnout; Professor; Ensino superior.

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