SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.24 número2Satisfação com a vida e variáveis associadas em idosos: estudo fibra seguimentoRevisão bibliográfica da tradução e validação das escalas INQ e ACSS-FAD índice de autoresíndice de assuntosPesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

  • Não possue artigos similaresSimilares em SciELO

Compartilhar


Psicologia, Saúde & Doenças

versão impressa ISSN 1645-0086

Resumo

BORGES, Michael; RANGEL, Cristiane  e  BARTMANN, Adriane. O olhar do psicólogo hospitalar frente ao luto antecipatório em pacientes oncológicos. Psic., Saúde & Doenças [online]. 2023, vol.24, n.2, pp.696-706.  Epub 31-Out-2023. ISSN 1645-0086.  https://doi.org/10.15309/23psd240222.

O presente trabalho teve como objetivo investigar as intervenções do psicólogo hospitalar frente ao luto antecipatório em pacientes oncológicos; compreender a relação do paciente e sua finitude, e a relação estabelecida entre o psicólogo hospitalar e os familiares do paciente. Para isso, foi realizada uma pesquisa bibliográfica do tipo exploratória com abordagem qualitativa. A busca documental foi realizada nas bases de dados BVS, SciELO e PePSIC, entre os anos de 2016 e 2021, utilizando os descritores: Psicologia x Cuidados Paliativos x Câncer; Psicólogo x Cuidados Paliativos x Câncer; Psicólogo hospitalar x Morte x Câncer; Cuidado Paliativo x Luto Antecipatório; Luto Antecipatório x Câncer. Após a seleção, obteve-se nove artigos que foram submetidos a análise de conteúdo dando origem as seguintes categorias: os pacientes oncológicos; luto antecipatório; atuação do psicólogo hospitalar e equipes multidisciplinar; cuidadores e familiares: desenvolvimento e curso da terminalidade. A conclusão da pesquisa revelou que, o luto antecipatório presente em pacientes oncológicos desperta sentimentos de raiva, tristeza, frustação, culpa e ansiedade, além do desconforto físico e espiritual que acompanham a doença. Ainda, foram relatados pelos psicólogos hospitalares, uma série de intervenções com foco em um olhar humanizado com o paciente e seus familiares. Devido a produção científica reduzida sobre o tema e ainda pouco investigado, nota-se que o psicólogo detém um papel fundamental nas equipes multidisciplinares, a fim de proporcionar um olhar cuidadoso para esse contexto. Portanto, enfatiza-se a necessidade constante de novos estudos propiciando novas discussões a um tema tão sensível.

Palavras-chave : Psicológo hospitalar; Luto antecipatório; Cuidados paliativos; Oncológico.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )