SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.24 número2O olhar do psicólogo hospitalar frente ao luto antecipatório em pacientes oncológicosEspiritualidade, religiosidade e solidão na velhice durante a pandemia de COVID-19 índice de autoresíndice de assuntosPesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

  • Não possue artigos similaresSimilares em SciELO

Compartilhar


Psicologia, Saúde & Doenças

versão impressa ISSN 1645-0086

Resumo

RIBEIRO, Gabriela  e  LOURENCO, Maria Teresa. Revisão bibliográfica da tradução e validação das escalas INQ e ACSS-FAD. Psic., Saúde & Doenças [online]. 2023, vol.24, n.2, pp.707-716.  Epub 31-Out-2023. ISSN 1645-0086.  https://doi.org/10.15309/23psd240223.

Pensamento suicida e tentativa de suicídio são comportamentos complexos e extremos do repertório humano e de difícil previsão. Apesar do aumento da prevalência de suicídios a cada ano, a compreensão de quais conjunturas levam um indivíduo a esse ato ainda não são claras e consensuais. Diversas ferramentas psicométricas se propõem a avaliar possíveis riscos de suicídio ou ideação suicida. Dentre elas, o Modelo Psicológico Interpessoal - MPI entende como condições necessárias para pensamento suicida e tentativa de suicídio o senso de onerosidade percebida, senso de alienação e destemor aprendido. O objetivo deste trabalho foi investigar artigos publicados sobre tradução e validação da Interpersonal Needs Questionnaire (INQ) e da Acquired Capability for Suicide Scale (ACSS) em outros países, para avaliar, discutir e relacionar os resultados apresentados nas diferentes publicações. A coleta de dados incluiu artigos publicados entre 2013 e 2019. A partir do Portal Pesquisa Integrada da Biblioteca do A.C Camargo e nas bases de dados: PubMed, Science Direct, ResearchGate e Jesar.su.edu.pk. Realizou-se uma análise categórica, os resultados apontaram semelhanças que contribuem para o fortalecimento da Teoria Interpessoal do Suicídio. As escalas demonstraram-se, adequadas para avaliar e rastrear o comportamento suicida, o que envolve ideação, tentativas e o próprio ato, quando consumado. A tradução e análise mostrou-se um desafio, considerando as particularidades de cada estudo, país e públicos selecionados. Mesmo diante de tantas facetas, os estudos apresentaram resultados que fortalecem os construtos apresentados no MPI.

Palavras-chave : Interpersonal needs questionnaire (INQ); Acquired capability for suicide scale (ACSS); Suicídio; Câncer.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )