SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.24 número2Fatores desencadeantes da ansiedade dos trabalhadores de enfermagem: revisão de escopoPreocupações acerca da pandemia de COVID-19 no Brasil, em junho de 2020 índice de autoresíndice de assuntosPesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

  • Não possue artigos similaresSimilares em SciELO

Compartilhar


Psicologia, Saúde & Doenças

versão impressa ISSN 1645-0086

Resumo

SILVA, Ana Flávia; JAPUR, Camila  e  PENAFORTE, Fernanda. Motivação para seguir perfis fitness do instagram e a autoimagem corporal: estudo qualitativo. Psic., Saúde & Doenças [online]. 2023, vol.24, n.2, pp.758-767.  Epub 31-Out-2023. ISSN 1645-0086.  https://doi.org/10.15309/23psd240228.

Os padrões corporais ideais difundidos pelas redes sociais se destacam nos perfis fitness do Instagram. Poucos estudos de análise qualitativa avaliaram a motivação que leva as jovens seguidoras a acompanhar tais perfis e as repercussões que esses perfis têm na perceção e na satisfação com a autoimagem corporal. Portanto, o objetivo do presente estudo é avaliar tais desfechos. As entrevistas foram realizadas com estudantes universitárias que são seguidoras regulares de perfis fitness brasileiros no Instagram. Os dados foram submetidos à análise de conteúdo temática. As narrativas mostram que, atualmente, o corpo ideal feminino deve ser esguio, ter músculos esteticamente agradáveis e carência de traços masculinos. Essa forma corporal é vendida como fácil de ser alcançada por todos, desde que se tenha dedicação e força de vontade. As razões para seguir esses perfis se ancoram no incentivo e na inspiração que os blogueiros fornecem a seus seguidores. No entanto, as próprias seguidoras relatam sofrimento e frustração com a incapacidade de reproduzir o que pregam os perfis fitness. Conclui-se que seguidoras de perfis fitness do Instagram são influenciados pelo conteúdo destes perfis, que parecem (re)construir negativamente a percepção e satisfação com a autoimagem corporal.

Palavras-chave : Mídia social; Autoimagem; Estudo qualitativo.

        · resumo em Inglês     · texto em Inglês     · Inglês ( pdf )