24 3 
Home Page  

  • SciELO

  • SciELO


Psicologia, Saúde & Doenças

 ISSN 1645-0086

BLANCO, Graça    PAIS-RIBEIRO, José Luís. Atitudes face à procura de apoio psicológico profissional em Portugal. []. , 24, 3, pp.794-806.   31--2023. ISSN 1645-0086.  https://doi.org/10.15309/23psd240301.

Realizou-se o estudo de adaptação da escala Attitudes Toward Seeking Professional Psychological Help- Short Form (ATSPPH-SF) para a população portuguesa, amplamente utilizada e citada como medida de atitudes face ao tratamento profissional na saúde mental. O estudo à versão portuguesa da escala ATSPPH-SF, de análise fatorial confirmatória e de fiabilidade, mostra qualidades semelhantes, quer à versão original quer a outros estudos de adaptação, com uma estrutura unidimensional e bidimensional. O uso da estrutura bifatorial em investigação - fator de abertura à procura de apoio psicológico para resolução de problemas emocionais próprios, e o fator, que envolve as perceções sobre o valor do tratamento psicológico profissional - pode fornecer uma maior compreensão de determinantes atitudinais e correlatos sociodemográficos. Resultados evidenciaram que as mulheres e indivíduos que recorrem a apoio psicológico profissional têm atitudes mais favoráveis. Dada a sua brevidade, e adequação ao constructo que avalia, considera-se que a ATSPPH-SF poderá ser usada em estudos de investigação na população portuguesa.

: Psicometria; Escala; Attitudes toward seeking professional psychological help scale - Short form; Atitudes face à procura de apoio psicológico profissional.

        ·     · |     · ( pdf )