SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.24 número3Lutos em cuidados paliativos e oncologia pediátrica: uma revisão integrativaSaúde mental de profissionais de saúde no cuidado a COVID-19: revisão integrativa índice de autoresíndice de assuntosPesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

  • Não possue artigos similaresSimilares em SciELO

Compartilhar


Psicologia, Saúde & Doenças

versão impressa ISSN 1645-0086

Resumo

BRANQUINHO, Marianne  e  MENEZES, Marina. Processo de comunicação de más notícias na perspectiva de residentes de medicina. Psic., Saúde & Doenças [online]. 2023, vol.24, n.3, pp.819-830.  Epub 31-Dez-2023. ISSN 1645-0086.  https://doi.org/10.15309/23psd240303.

Este estudo objetivou compreender o processo de comunicação de más notícias na perspectiva de residentes de medicina. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, exploratória e descritiva, realizada com 12 residentes de medicina que estão se especializando em Clínica Médica em um hospital do sul do Brasil. Os dados foram coletados através de entrevista semiestruturada e analisados por meio de análise de conteúdo. Os resultados foram agrupados em quatro categorias: concepção e comunicação de más notícias, formação profissional, critérios utilizados para a comunicação de más notícias e desdobramentos do processo de comunicação. A transmissão de más notícias foi descrita como complexa, devido aos aspectos emocionais associados, exigindo preparação e competência do profissional. A formação médica, na perspectiva dos residentes, foi considerada insuficiente na capacitação para comunicar más notícias. Isso foi justificado pelo enfoque prioritário ao conhecimento técnico-científico no currículo, em detrimento dos aspectos subjetivos da relação médico-paciente-família. Diante dessa dificuldade, a racionalização foi identificada como a estratégia de enfrentamento psicológico comumente usada pelos entrevistados para a manutenção da objetividade e o controle dos próprios sentimentos. Uma formação humanística em medicina busca integrar os aspectos emocionais e relacionais aos conhecimentos biomédicos, o que se configura um investimento complexo e desafiador, mas eminentemente necessário.

Palavras-chave : Comunicação; Revelação da verdade; Relações médico-paciente; Educação médica.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )