24 3 
Home Page  

  • SciELO

  • SciELO


Psicologia, Saúde & Doenças

 ISSN 1645-0086

MATOS, Margarida Gaspar de et al. Observatório de saúde psicológica e bem-estar: monitorização e ação nas escolas portuguesas. []. , 24, 3, pp.843-854.   31--2023. ISSN 1645-0086.  https://doi.org/10.15309/23psd240305.

^a

O estudo “Observatório de Saúde Psicológica e Bem-Estar: Monitorização e Ação” tem como principal objetivo inicial conhecer e monitorizar a saúde psicológica e bem-estar das crianças e adolescentes em idade escolar (educação pré-escolar ao 12.º ano de escolaridade), dos seus professores e educadores, e identificar recomendações de ação e intervenção promotoras de melhor saúde psicológica e bem-estar nas escolas. O estudo integrou quatro tipos de instrumentos, dirigidos à educação pré-escolar e 1.º ciclo do ensino básico; 2.º ciclo do ensino básico; 3.º ciclo do ensino básico; ensino secundário; e docentes. Os resultados indicaram um panorama menos positivo da saúde psicológica e bem-estar nos alunos do género feminino, nos alunos mais velhos, bem como nos docentes do género feminino, com mais idade e anos de serviço. Nos alunos as competências socioemocionais (conexão e confiança e perceção de competência) e o estilo de vida mais saudável (boa higiene do sono, utilização moderada de ecrãs, e prática da atividade física) estiveram associados a melhor saúde psicológica. No que diz respeito aos docentes, a comunicação e o apoio por parte de colegas e o funcionamento da instituição assumiam a maior importância, especialmente a perceção das características da direção, sendo a sua otimização imprescindível na promoção da sua saúde psicológica e bem-estar. Com base nestes resultados, elaboraram-se recomendações para alunos, famílias e profissionais de educação e saúde, bem como para as políticas públicas do setor, comprometidas não só na mitigação da situação, mas na preparação atempada para futuros cenários, cumprindo 3As: Antecipar, Alertar e Agir.

^lpt^a

The study "Observatory of Psychological Health and Well-being: Monitoring and Action" has the primary initial goal of identifying recommendations for action and intervention to promote better psychological health and well-being in schools, as well as knowing and monitoring the psychological health and well-being of school-age children and adolescents (pre-school to 12th grade), their teachers and educators. The instruments used in the study were divided into four categories: pre-school education and the first cycle of basic education; the second cycle of basic education; the third cycle of basic education; secondary education; and teachers. The results suggested a less favorable attitude for psychological health and well-being among female students, older students and female teachers with more years of service. Better psychological health was connected with socio-emotional skills (connection, confidence, and perceived competence) and a healthy lifestyle (excellent sleep hygiene, limited screen usage, and physical exercise) in students. Communication and support from colleagues, as well as the operation of the institution, were most significant to instructors, particularly the perception of managerial characteristics, and their optimization was critical in boosting their psychological health and well-being. Based on these findings, recommendations were developed for students, families, education and health professionals, as well as public policies in the sector, with the goal of not only mitigating the situation, but also preparing for future scenarios in advance, thereby fulfilling the 3As: Anticipate, Alert, and Act.

^len

: .

        · | |     · |     · ( pdf )