SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.24 número3Saúde mental de profissionais de saúde no cuidado a COVID-19: revisão integrativaSaúde psicológica e bem-estar: uma consulta às escolas portuguesas índice de autoresíndice de assuntosPesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

  • Não possue artigos similaresSimilares em SciELO

Compartilhar


Psicologia, Saúde & Doenças

versão impressa ISSN 1645-0086

Resumo

MATOS, Margarida Gaspar de et al. Observatório de saúde psicológica e bem-estar: monitorização e ação nas escolas portuguesas. Psic., Saúde & Doenças [online]. 2023, vol.24, n.3, pp.843-854.  Epub 31-Dez-2023. ISSN 1645-0086.  https://doi.org/10.15309/23psd240305.

O estudo “Observatório de Saúde Psicológica e Bem-Estar: Monitorização e Ação” tem como principal objetivo inicial conhecer e monitorizar a saúde psicológica e bem-estar das crianças e adolescentes em idade escolar (educação pré-escolar ao 12.º ano de escolaridade), dos seus professores e educadores, e identificar recomendações de ação e intervenção promotoras de melhor saúde psicológica e bem-estar nas escolas. O estudo integrou quatro tipos de instrumentos, dirigidos à educação pré-escolar e 1.º ciclo do ensino básico; 2.º ciclo do ensino básico; 3.º ciclo do ensino básico; ensino secundário; e docentes. Os resultados indicaram um panorama menos positivo da saúde psicológica e bem-estar nos alunos do género feminino, nos alunos mais velhos, bem como nos docentes do género feminino, com mais idade e anos de serviço. Nos alunos as competências socioemocionais (conexão e confiança e perceção de competência) e o estilo de vida mais saudável (boa higiene do sono, utilização moderada de ecrãs, e prática da atividade física) estiveram associados a melhor saúde psicológica. No que diz respeito aos docentes, a comunicação e o apoio por parte de colegas e o funcionamento da instituição assumiam a maior importância, especialmente a perceção das características da direção, sendo a sua otimização imprescindível na promoção da sua saúde psicológica e bem-estar. Com base nestes resultados, elaboraram-se recomendações para alunos, famílias e profissionais de educação e saúde, bem como para as políticas públicas do setor, comprometidas não só na mitigação da situação, mas na preparação atempada para futuros cenários, cumprindo 3As: Antecipar, Alertar e Agir.

Palavras-chave : Saúde psicológica; Bem-estar; Alunos; Docentes; Ecossistema escolar.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )