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Psicologia, Saúde & Doenças

 ISSN 1645-0086

MATOS, Margarida Gaspar de et al. Saúde psicológica e bem-estar: uma consulta às escolas portuguesas. []. , 24, 3, pp.855-868.   31--2023. ISSN 1645-0086.  https://doi.org/10.15309/23psd240306.

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Na sequência do estudo “Observatório Escolar: Monitorização e Ação | Saúde Psicológica e Bem-estar” (Matos et al., 2022), foi aplicado um questionário a 60 Agrupamentos de Escolas/Escolas não Agrupadas que se voluntariaram, com o objetivo de conhecer a sua realidade, e tendo como finalidade identificar, antecipar, alertar e recomendar ações necessárias a curto, médio e longo prazo. No total foram obtidas 83 respostas, por parte dos diretores ou subdiretores escolares, coordenadores de educação para a saúde, psicólogos e outros membros do ecossistema escolar. Constatou-se que os diversos atores envolvidos convergem globalmente. Consideram a importância atribuída à saúde psicológica como superior ao conhecimento, às preocupações e às ações desenvolvidas, independentemente da sua função no ecossistema escolar. Em relação à saúde psicológica e bem-estar, num extremo, os psicólogos são percebidos como os agentes que lhes atribuem maior importância, que possuem mais conhecimentos, que têm mais preocupações e que desenvolvem mais ações na área. Noutro extremo, os alunos e os encarregados de educação são percebidos como os grupos que lhes atribuem menor importância, que possuem menos conhecimentos, que têm menos preocupações e que desenvolvem menos ações na área. Salienta-se a necessidade de se promover formações viradas para a ação transformadora, recomenda-se uma ação concertada entre as instituições de ensino e os serviços de saúde, bem como uma maior articulação entre os Agrupamentos de Escolas e Escolas não agrupadas, na partilha de boas práticas.

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Following the study “School Observatory: Monitoring and Action | Psychological Health and Well-being” (Matos et al., 2022), a questionnaire was applied to 60 voluntary Schools or School Groups, with the aim of understanding their reality, and identifying, anticipating, alerting and recommending short, medium and long term actions. In total, 83 responses were obtained from school directors or deputy directors, health education coordinators, psychologists and other members of the school ecosystem. It was found that the different actors involved converge globally. They considered the importance attributed to psychological health to be greater than the knowledge possessed, the concerns taken and the actions taken, regardless of their role in the school ecosystem. In relation to psychological health and well-being, at one extreme, psychologists are perceived as the agents who attach greater importance, who have more knowledge, who have more concerns and who develop more actions in the area. At the other extreme, students and parents or guardians are perceived as the groups that attach less importance, that have less knowledge, that have fewer concerns and that carry out fewer actions in the area. The need to promote teachers’ training focused on transformative actions is highlighted and recommended the relevance to align action between educational institutions and health services is highlighted, as well as greater coordination between Schools or School Groups (Agrupamentos), in sharing good practices.

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