SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.24 issue3Risk behavior for eating disorder and associated factors among college studentsSelf-harming behaviors in brazilian adolescents: relationships with bullying, impulsivity, and suicidal behavior author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Indicators

Related links

  • Have no similar articlesSimilars in SciELO

Share


Psicologia, Saúde & Doenças

Print version ISSN 1645-0086

Abstract

HEXSEL, Giovana; SCARABELOT, Karoline; CLAUMANN, Gaia  and  PELEGRINI, Andreia. Sintomas depressivos em estudantes universitários: prevalência e fatores associados. Psic., Saúde & Doenças [online]. 2023, vol.24, n.3, pp.894-906.  Epub Dec 31, 2023. ISSN 1645-0086.  https://doi.org/10.15309/23psd240309.

Foram investigados 820 estudantes universitários, de uma instituição pública de ensino de Santa Catarina, com objetivo de verificar a prevalência e os fatores associados aos sintomas depressivos. Foram coletadas informações sociodemográficas, orientação sexual, área de conhecimento, turno de estudo, índice de massa corporal, nível de atividade física, sintomas de transtornos alimentares, autoestima e sintomas depressivos. A prevalência de sintomas depressivos foi de 12,8% (mulheres: 16,6%, homens: 8,0%; p< 0,001). Os grupos mais expostos aos sintomas depressivos são os estudantes com autoestima baixa e média, das artes e das ciências humanas e da educação, com sobrepeso/obesidade, níveis insuficientes de atividade física e com sintomas de transtornos alimentares. Considerando a importância da experiência no ensino superior, na vida pessoal e profissional dos indivíduos, salienta-se a necessidade de intervenção precoce junto aos estudantes universitários, promovendo um ambiente saudável e adequado para o desenvolvimento cognitivo e individual dos estudantes.

Keywords : Sintomas depressivos; Atividade física; Autoestima; Estudantes universitários; Saúde mental.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )