SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.24 número3Comportamentos autolesivos em adolescentes brasileiros: relações com bullying, impulsividade e comportamento suicidaAutopercepção de saúde em adolescentes: prevalência e fatores associados durante pandemia COVID-19 índice de autoresíndice de assuntosPesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

  • Não possue artigos similaresSimilares em SciELO

Compartilhar


Psicologia, Saúde & Doenças

versão impressa ISSN 1645-0086

Resumo

BEZERRA, Kalyne et al. Vídeos sobre automutilação em adolescentes: à luz da fenomenologia de martin heidegger. Psic., Saúde & Doenças [online]. 2023, vol.24, n.3, pp.918-928.  Epub 31-Dez-2023. ISSN 1645-0086.  https://doi.org/10.15309/23psd240311.

O objetivo do estudo foi analisar, à luz do referencial de Martin Heidegger, o conteúdo dos vídeos postados no site do YouTube® referentes a automutilação em adolescentes. Trata-se de um estudo qualitativo, a coleta de dados ocorreu durante o mês de fevereiro de 2022. A amostra do estudo foi composta por 63 vídeos, que foram transcritos na íntegra e submetidos a análise temática indutiva, à luz do referencial de Heidegger. Identificou-se três categorias: caracterização dos adolescentes e da automutilação, motivos e as sensações trazidas pela automutilação aos adolescentes. Os adolescentes são, em maioria, do sexo feminino, tendo como método o corte. Dentre os motivos destaca-se o bullying, e quanto às sensações, os adolescentes relataram a substituição da dor emocional pela dor física. A compreensão da automutilação pelos diferentes atores sociais que compartilham a existência com os adolescentes é essencial para a redução das dores e a harmonia do Dasein com o mundo.

Palavras-chave : Automutilação; Adolescente; Comportamento autodestrutivo; Psicologia do adolescente; Existencialismo.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )