24 3 
Home Page  

  • SciELO

  • SciELO


Psicologia, Saúde & Doenças

 ISSN 1645-0086

DIAS, Isabel Simões; JACINTO, Miguel; ABREU, Maria Odília    FONSECA, Marta. Exercício físico, saúde mental, qualidade de vida no ensino superior - revisão sistemática. []. , 24, 3, pp.941-962.   31--2023. ISSN 1645-0086.  https://doi.org/10.15309/23psd240313.

Esta revisão sistemática tem como objetivo avaliar a relação entre atividade física (AF)/exercício físico (EF)/desporto, saúde mental (SM) e percepção de qualidade de vida (QV) de estudantes matriculados no ensino superior. As bases de dados utilizadas para a seleção dos artigos foram Pubmed, Web of Science, Scopus e SPORTDiscus e os descritores foram “university student”, “university student”, “higher education student”, “physical activity”, “sports”, “exercise”, “treino”, “humor depressivo”, “stress”, “ansiedade” e “qualidade de vida”. Seguindo os procedimentos metodológicos do fluxograma PRISMA, foram selecionados 37 artigos e, destes, 16 atenderam aos critérios de inclusão do estudo. Nesta revisão sistemática foram registados efeitos benéficos da prática de AF/EF/desporto na SM e na percepção da QV. Nos estudos incluídos nesta revisão sistemática a ansiedade, a depressão e o stress foram menores nos indivíduos que praticavam AF/EF/desporto e, quanto maior a sua prática, menores os sintomas dessas comorbidades. Ao mesmo tempo, houve também uma correlação significativa entre AF/EF/desporto e SM. Por outro lado, níveis mais elevados de AF/EF/desporto também foram relacionados à melhor percepção de QV. Essas evidências revelam a relação entre AF/EF/desporto com a SM e a percepção de QV dos estudantes matriculados no ensino superior. É importante seguir as recomendações da Organização Mundial da Saúde (2020) para a prática de AF/EF/desporto para promover estilos de vida saudáveis nos estudantes matriculados no ensino superior e promover a sua perceção de SM e QV.

: Ansiedade; Depressão; Estudantes do ensino superior; Qualidade de vida; Exercício físico.

        ·     ·     · ( pdf )