SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.24 número3Exercício físico, saúde mental, qualidade de vida no ensino superior - revisão sistemáticaAnálise bibliométrica sobre a síndrome de Burnout no esporte índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Indicadores

Links relacionados

  • No hay articulos similaresSimilares en SciELO

Compartir


Psicologia, Saúde & Doenças

versión impresa ISSN 1645-0086

Resumen

BERWALD, Jonas et al. Ansiedade e burnout em atletas de futsal durante competição de curta duração. Psic., Saúde & Doenças [online]. 2023, vol.24, n.3, pp.963-970.  Epub 31-Dic-2023. ISSN 1645-0086.  https://doi.org/10.15309/23psd240314.

Este estudo investigou a ansiedade pré-competitiva e os indicativos de burnout de 12 atletas de uma equipe de futsal de Floresta-PR ao longo de uma competição de curta duração. O Inventário de Ansiedade Competitiva no Esporte (CSAI-2) e o Questionário de Burnout para atletas (QBA) foram utilizados como instrumentos. A análise de dados foi conduzida por meio dos testes de Shapiro-Wilk, Anova de Medidas Repetidas e correlação de Pearson (p < 0,05). Os resultados evidenciaram aumento da ansiedade cognitiva (AC) e da exaustão física e emocional (EFE) ao longo da competição. Verificou-se correlação significativa entre a AC e a EFE nos jogos 2 (r = 0,48) e 3 (r = 0,56), e correlação negativa entre a autoconfiança e o reduzido senso de realização esportiva no jogo 3 (r = -0,47). Concluiu-se que a demanda de jogos pode ser considerada fator interveniente na AC e EFE jovens atletas de futsal.

Palabras clave : Esporte; Ansiedade; Atletas.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )