SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.24 número3Análise bibliométrica sobre a síndrome de Burnout no esporteSintomas de ansiedade e depressão pós-COVID-19: fatores associados índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Indicadores

Links relacionados

  • No hay articulos similaresSimilares en SciELO

Compartir


Psicologia, Saúde & Doenças

versión impresa ISSN 1645-0086

Resumen

KUHN, Pricila  y  CARLOTTO, Mary Sandra. Preditores da intenção de abandono profissional e institucional em professores. Psic., Saúde & Doenças [online]. 2023, vol.24, n.3, pp.982-993.  Epub 31-Dic-2023. ISSN 1645-0086.  https://doi.org/10.15309/23psd240316.

A mobilidade de professores tem sido uma preocupação por parte de gestores educacionais devido aos prejuízos causados no ensino e aprendizagem, além dos custos sociais e econômicos. A qualidade de vida no trabalho pode causar impacto para a redução deste fenômeno psicossocial. Assim, o presente estudo objetivou identificar o poder preditivo das variáveis sociodemográficas, laborais e dimensões da Qualidade de Vida no Trabalho na Intenção de Abandono Institucional e Profissional. Foi utilizado um questionário de dados sociodemográficos e laborais, Escala de Avaliação da Qualidade de Vida no Trabalho e Escala de Intenção de Abandono no Trabalho. Participaram 189 professores da Educação Básica. Realizou-se análise de Regressão Linear Múltipla (método Stepwise). Os resultados indicaram três variáveis preditoras da Intenção de Abandono Institucional e cinco variáveis preditoras do Intenção de Abandono Profissional, que são discutidas no artigo. Sugere-se melhoria nas condições de trabalho e remuneração, programas de acompanhamento de carreira e de monitoramento da intenção de abandono.

Palabras clave : Intenção de abandono profissional; Qualidade de vida no trabalho; Professores; Educação básica.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )