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Psicologia, Saúde & Doenças

 ISSN 1645-0086

KUHN, Pricila    CARLOTTO, Mary Sandra. Preditores da intenção de abandono profissional e institucional em professores. []. , 24, 3, pp.982-993.   31--2023. ISSN 1645-0086.  https://doi.org/10.15309/23psd240316.

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A mobilidade de professores tem sido uma preocupação por parte de gestores educacionais devido aos prejuízos causados no ensino e aprendizagem, além dos custos sociais e econômicos. A qualidade de vida no trabalho pode causar impacto para a redução deste fenômeno psicossocial. Assim, o presente estudo objetivou identificar o poder preditivo das variáveis sociodemográficas, laborais e dimensões da Qualidade de Vida no Trabalho na Intenção de Abandono Institucional e Profissional. Foi utilizado um questionário de dados sociodemográficos e laborais, Escala de Avaliação da Qualidade de Vida no Trabalho e Escala de Intenção de Abandono no Trabalho. Participaram 189 professores da Educação Básica. Realizou-se análise de Regressão Linear Múltipla (método Stepwise). Os resultados indicaram três variáveis preditoras da Intenção de Abandono Institucional e cinco variáveis preditoras do Intenção de Abandono Profissional, que são discutidas no artigo. Sugere-se melhoria nas condições de trabalho e remuneração, programas de acompanhamento de carreira e de monitoramento da intenção de abandono.

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Teacher mobility has been a concern on the part of educational managers due to the losses caused to teaching and learning in addition to the social and economic costs. The quality of life at work can have an impact on reducing this psychosocial phenomenon. Thus, this study aimed to identify the predictive power of the sociodemographic, labor and quality of life at work variables in the intention of institutional abandonment and intention of professional abandonment. The instruments used were a socio-demographic and labor data questionnaire, a Quality of Work Life Assessment Scale and a Work Abandon Intention Scale The sample consisted of 189 basic education teachers. Multiple linear regression analysis (Stepwise method) was performed for each intention of dropout. The results indicated three predictor variables of Intention to Leave Institutional and five predictor variables of Intention to Leave Professional, which are discussed in the article. We suggest actions to improve working conditions, compensation, career counseling programs, and monitoring the intention to abandon.

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