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Psicologia, Saúde & Doenças

 ISSN 1645-0086

LOPES, Carolline; CUNHA, Ana; CAMPOS, Julia    ALBUQUERQUE, Karolina. Competência parental na pandemia: pais de crianças com e sem deficiência auditiva. []. , 24, 3, pp.1019-1030.   31--2023. ISSN 1645-0086.  https://doi.org/10.15309/23psd240319.

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Pais de crianças pequenas, especialmente com deficiências, estiveram expostos a novos estressores resultantes da pandemia da COVID-19, com impactos para sua saúde mental, sua relação pais-filhos e seu senso de competência parental, que se relaciona à autoestima e bem-estar nas práticas educativas parentais. O objetivo deste estudo foi investigar o senso de competência parental de pais de crianças com e sem deficiência auditiva durante o período pandêmico. Uma amostra não probabilística com 74 pais e mães organizados em dois grupos (37 crianças com e 37 sem deficiência) responderam à Escala de Senso de Competência Parental via Google form. Análises descritivas e inferenciais foram usadas para descrever e analisar o senso de competência parental comparando os grupos. Observaram-se diferenças significativas entre os grupos, quando pais de crianças com deficiência mostraram menores escores de senso de competência parental. Evidências científicas sobre os desfechos negativos da pandemia sobre o senso de competência parental de pais de crianças com deficiência auditiva pode dar suporte ao atendimento a essa população.

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Parents of young children, especially with disabilities, were exposed to new stressors resulting from the COVID-19 pandemic, with impacts on their mental health, their parent-child relationship and their sense of parenting competence, which relates to self-esteem and well-being in parental educational practices. The aim of this study was to investigate the parenting sense of competence of parents of children with and without hearing impairment during the pandemic period. A non-probabilistic sample with 74 parents organized into two groups (37 children with and 37 without disability) answered the Parenting Sense of Competence Scale via Google form. Descriptive and inferential analyzes were used to describe and analyze the sense of parental competence by comparing groups. Significant differences were observed between the groups, when parents of children with disabilities showed lower scores on the sense of parental competence. Scientific evidence on the negative outcomes of the pandemic on the sense of parental competence of parents of children with hearing impairment can support the care of this population.

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