SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.24 número3Fatores associados à percepção da experiência materna no partoA importância do aprendizado de máquina nos estudos dos afetos índice de autoresíndice de assuntosPesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

  • Não possue artigos similaresSimilares em SciELO

Compartilhar


Psicologia, Saúde & Doenças

versão impressa ISSN 1645-0086

Resumo

SILVA JUNIOR, Rene  e  SILVA, Carla. Qualidade de vida e fatores associados na assistência hospitalar de alta complexidade. Psic., Saúde & Doenças [online]. 2023, vol.24, n.3, pp.1043-1058.  Epub 31-Dez-2023. ISSN 1645-0086.  https://doi.org/10.15309/23psd240321.

Buscou-se avaliar a qualidade de vida e fatores associados entre profissionais de saúde que atuam em setores de alta complexidade hospitalar para pacientes críticos e crônicos. Foi realizado um estudo epidemiológico, transversal e analítico com 490 profissionais de uma macrorregional de saúde no norte de Minas Gerais, Brasil. Utilizou-se o instrumento WHOQOL-bref associado a um questionário para investigar as condições sociodemográficas, ocupacionais e de saúde. Foi conduzida a análise descritiva e bivariada por meio do teste qui-quadrado e modelo múltiplo a partir de regressão logística múltipla, utilizando o teste Hosmer Lemeshow, estimando razão das chances (odds ratio). As menores médias de qualidade de vida foram observadas no domínio ambiente. No domínio relações sociais foram observadas as maiores médias. As menores percepções de qualidade de vida associaram-se a faixa etária, ocupação profissional, sintomas depressivos e sobrepeso, enquanto ocupação em dois ou mais vínculos, hipertensão e ser enfermeiro foram identificados como fatores protetores. Há diferenças significativas na qualidade de vida entre os profissionais de saúde em relação às condições avaliadas e são necessários esforços para melhoria da qualidade de vida entre os profissionais que se baseiem nessas singularidades.

Palavras-chave : Qualidade de vida; Epidemiologia; Saúde Ocupacional.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )