SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.24 número3A importância do aprendizado de máquina nos estudos dos afetosTranstornos depressivos e pessoas idosas: um estudo bibliométrico índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Indicadores

Links relacionados

  • No hay articulos similaresSimilares en SciELO

Compartir


Psicologia, Saúde & Doenças

versión impresa ISSN 1645-0086

Resumen

NECO, Xasmênia; MALHEIROS, Ana Clara; OLIVEIRA, Camila de  y  PAGLIARIN, Karina. Desenvolvimento e aplicação de um treino cognitivo para o meio virtual. Psic., Saúde & Doenças [online]. 2023, vol.24, n.3, pp.1073-1084.  Epub 31-Dic-2023. ISSN 1645-0086.  https://doi.org/10.15309/23psd240323.

O envelhecimento é algo natural na vida de todos os seres humanos, podendo causar alterações tanto físicas como cognitivas. Sabe-se que o treinamento cognitivo traz diversos benefícios e melhora a qualidade de vida dos idosos. No entanto, ainda há poucos estudos sobre o treinamento cognitivo por meio do teleatendimento. A partir disso, este estudo teve como objetivo elaborar um treino cognitivo para o meio virtual e verificar sua aplicabilidade e eficácia em idosas. Participaram da pesquisa duas idosas, ambas com 67 anos de idade, e três juízes especialistas. Como critério de inclusão as participantes deveriam: ter de 60 a 75 anos; ter o Português Brasileiro como primeira língua; ter disponibilidade para participar do treinamento cognitivo duas vezes por semana; nunca ter feito treinamento cognitivo; ter internet wi-fi e computador/celular; serem alfabetizadas (no mínimo primeira série do ensino fundamental). O treinamento cognitivo foi elaborado com base nas principais queixas apresentadas pelas idosas quanto à atenção e memória, a partir dos dados obtidos por meio da aplicação dos questionários: PTA-II questionário da atenção e Prospective and Retrospective Memory Questionnaire - PRMQ. As tarefas elaboradas para o treinamento foram julgadas por três psicólogas doutoras e experts na área da neuropsicologia geriátrica. Os treinamentos foram feitos por meio da plataforma Google Meet, com duração de 12 sessões de 50 minutos cada. Foi possível verificar efeitos positivos na cognição, principalmente nos domínios percepção, linguagem e memória. O treinamento cognitivo auxiliou as idosas a manterem os processos cognitivos saudáveis, bem como adquirir ganhos cognitivos.

Palabras clave : Idoso; Envelhecimento saudável; Cognição; Memória; Atenção; Teleterapia.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )