24 3 
Home Page  

  • SciELO

  • SciELO


Psicologia, Saúde & Doenças

 ISSN 1645-0086

NECO, Xasmênia; MALHEIROS, Ana Clara; OLIVEIRA, Camila de    PAGLIARIN, Karina. Desenvolvimento e aplicação de um treino cognitivo para o meio virtual. []. , 24, 3, pp.1073-1084.   31--2023. ISSN 1645-0086.  https://doi.org/10.15309/23psd240323.

^a

O envelhecimento é algo natural na vida de todos os seres humanos, podendo causar alterações tanto físicas como cognitivas. Sabe-se que o treinamento cognitivo traz diversos benefícios e melhora a qualidade de vida dos idosos. No entanto, ainda há poucos estudos sobre o treinamento cognitivo por meio do teleatendimento. A partir disso, este estudo teve como objetivo elaborar um treino cognitivo para o meio virtual e verificar sua aplicabilidade e eficácia em idosas. Participaram da pesquisa duas idosas, ambas com 67 anos de idade, e três juízes especialistas. Como critério de inclusão as participantes deveriam: ter de 60 a 75 anos; ter o Português Brasileiro como primeira língua; ter disponibilidade para participar do treinamento cognitivo duas vezes por semana; nunca ter feito treinamento cognitivo; ter internet wi-fi e computador/celular; serem alfabetizadas (no mínimo primeira série do ensino fundamental). O treinamento cognitivo foi elaborado com base nas principais queixas apresentadas pelas idosas quanto à atenção e memória, a partir dos dados obtidos por meio da aplicação dos questionários: PTA-II questionário da atenção e Prospective and Retrospective Memory Questionnaire - PRMQ. As tarefas elaboradas para o treinamento foram julgadas por três psicólogas doutoras e experts na área da neuropsicologia geriátrica. Os treinamentos foram feitos por meio da plataforma Google Meet, com duração de 12 sessões de 50 minutos cada. Foi possível verificar efeitos positivos na cognição, principalmente nos domínios percepção, linguagem e memória. O treinamento cognitivo auxiliou as idosas a manterem os processos cognitivos saudáveis, bem como adquirir ganhos cognitivos.

^lpt^a

Aging is something natural in the lives of all human beings, which can cause both physical and cognitive changes. It is known that cognitive training brings many benefits and improves the quality of life of the elderly. However, there are still few studies on cognitive training through telemarketing. From this, this study had the aim to develop cognitive training for the virtual environment and to verify its applicability and effectiveness in elderly women. Two elderly women, both 67 years old and three expert judges, participated in the research. As inclusion criteria, participants should: be between 60 and 75 years old; having Brazilian Portuguese as a first language; be available to participate in cognitive training twice a week; never having done cognitive training; have wi-fi internet and computer/cell phone; who were literate (at least the first grade of elementary school) Cognitive training was developed based on the main complaints presented by the elderly women regarding attention and memory, based on the data obtained through the application of the questionnaires: PTA-II questionnaire of attention and Prospective and Retrospective Memory Questionnaire - PRMQ. The tasks developed for the training were judged by three doctoral psychologists and experts in the field of geriatric neuropsychology. The training was carried out through the Google Meet platform, lasting 12 sessions of 50 minutes each. It was possible to verify positive effects on cognition, mainly in the domains of perception, language and memory. Cognitive training helped the elderly to maintain healthy cognitive processes, as well as to acquire cognitive gains.

^len

: .

        · | |     · |     · ( pdf )