SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.24 número3Desenvolvimento e aplicação de um treino cognitivo para o meio virtualViuvez e velhice - fatores psicossociais e de saúde: uma revisão integrativa índice de autoresíndice de assuntosPesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

  • Não possue artigos similaresSimilares em SciELO

Compartilhar


Psicologia, Saúde & Doenças

versão impressa ISSN 1645-0086

Resumo

SA, Sandra Regina  e  REBUSTINI, Flávio. Transtornos depressivos e pessoas idosas: um estudo bibliométrico. Psic., Saúde & Doenças [online]. 2023, vol.24, n.3, pp.1085-1102.  Epub 31-Dez-2023. ISSN 1645-0086.  https://doi.org/10.15309/23psd240324.

O envelhecimento e os transtornos depressivos são fenômenos extremamente complexos, dinâmicos, heterogêneos e fortemente influenciados pelos aspectos biopsicossociais, sendo primordial uma abordagem mais integrada entre as diversas áreas. Este estudo tem como objetivo esboçar um panorama da produção científica sobre os sintomas dos transtornos depressivos em idosos. A coleta de dados foi realizada pela SCOPUS, o software Rayyan retirou as duplicidades e o VOSviewer efetuou as análises bibliométricas. Foram gerados dois bancos para explorar e aprofundar os dados referentes aos sintomas dos transtornos depressivos em idosos e sua dinâmica durante a pandemia da COVID 19, que trouxe modificações diretas e bruscas no comportamento social e psíquico. Os resultados encontrados corroboram com a literatura e teorias referentes ao envelhecimento e saúde mental, reportando sintomas clássicos, associação com as comorbidades e a predominância de pesquisas desenvolvidas pela medicina e suas vertentes. No entanto, também emergiram os termos como “esclerose múltipla”, “diabetes’, “dieta”, “psiquiatria geriátrica” e “sintomas neuropsiquiátricos” sinalizando que existem associações que ainda são pouco exploradas pelos estudos. Os dados bibliométricos indicam que os fenômenos ainda são pesquisados de maneira fragmentada, resultando em uma fraca interconexão entre os termos principais do estudo e os que emergiram na pesquisa. Parece-nos um grande desafio compreender como a teia de sintomas se relacionam e detectar como outras variáveis interferem nos transtornos depressivos em idosos.

Palavras-chave : Transtornos depressivos; Idosos; Bibliometria; Covid.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )