SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.25 número1Percepções de adultos sobre a gestão governamental da pandemia COVID-19: estudo qualitativo índice de autoresíndice de assuntosPesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

  • Não possue artigos similaresSimilares em SciELO

Compartilhar


Psicologia, Saúde & Doenças

versão impressa ISSN 1645-0086

Resumo

HUMBOLDT, Sofia von; COSTA, Andrea; ILYAS, Namrah  e  LEAL, Isabel. Perspetivas sobre saúde mental: idadismo e participação cívica na adultícia avançada. Psic., Saúde & Doenças [online]. 2024, vol.25, n.1, pp.1-12.  Epub 31-Mar-2024. ISSN 1645-0086.  https://doi.org/10.15309/24psd250101.

O idadismo pode a influenciar participação cívica dos idosos com efeito na saúde mental. Este estudo teve como questão de investigação: Como o idadismo e a participação cívica intervêm na saúde mental dos idosos? e apresentou três objetivos: Investigar o efeito do idadismo nas atividades cívicas dos idosos; Analisar a influência do idadismo na saúde mental; e Explorar o impacto da participação cívica na saúde mental dos idosos. Este estudo qualitativo transnacional, com amostragem por conveniência em sistema de bola de neve, incluiu 391 idosos. As entrevistas foram analisadas usando a análise de conteúdo. Para o primeiro objetivo, os resultados indicaram quatro temas: Recusa social (86%); Aptidão reduzida (84%); Expectativas de insucesso (83%); e, Incapacidade de contribuir (77%). Relativamente ao segundo objetivo, os resultados indicaram seis categorias: Desilusão (89%); Zanga (81%); Incompetência (77%); Irrelevância (71%); Ansiedade (68%); e Tensão emocional (63%). Para o terceiro objetivo, surgiram cinco temas: Desenvolver sentido de propósito (81%); Sentir-se socialmente integrado (80%); e, Aprender competências (71%); Praticar o sentido de agência (67%); Exprimir-se emocionalmente (54%). Os resultados indicaram a relação entre o idadismo, saúde mental e participação cívica e destacam a participação cívica como relevante para a saúde mental dos idosos.

Palavras-chave : Envelhecimento; Idadismo; Idosos; Participação cívica; Saúde mental.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )