SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.25 número1Perspetivas sobre saúde mental: idadismo e participação cívica na adultícia avançadaPropriedades psicométricas do three factor eating questionnaire (TFEQ-R21) em mulheres de meia-idade índice de autoresíndice de assuntosPesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

  • Não possue artigos similaresSimilares em SciELO

Compartilhar


Psicologia, Saúde & Doenças

versão impressa ISSN 1645-0086

Resumo

JAREGO, Margarida; COSTA, Pedro Alexandre; PAIS-RIBEIRO, José  e  FERREIRA-VALENTE, Alexandra. Percepções de adultos sobre a gestão governamental da pandemia COVID-19: estudo qualitativo. Psic., Saúde & Doenças [online]. 2024, vol.25, n.1, pp.13-24.  Epub 31-Mar-2024. ISSN 1645-0086.  https://doi.org/10.15309/24psd250102.

Várias medidas foram implementas por governos em todo o mundo para impedir a disseminação da COVID-19. Contudo, pouco se sabe sobre a forma como as populações percecionaram essas medidas e a sua implementação. Assim, este estudo pretende explorar a forma como as pessoas adultas residentes em Portugal percecionam a gestão da pandemia COVID-19 pelas entidades governamentais. Foram entrevistadas 88 pessoas adultas (n = 45; 51%; Min: 19 anos; Máx.: 92 anos). As entrevistas semiestruturadas foram realizadas entre janeiro e setembro de 2022, transcritas e analisadas de acordo com a Análise Temática codebook. Foram identificados três temas principais: (a) Medidas indispensáveis no combate à pandemia da COVID-19; (b) As autoridades oficiais fizeram o melhor que puderam; e (c) O lado negro da gestão da pandemia COVID-19 em Portugal. As nossas conclusões sugerem que os participantes consideraram a gestão da pandemia COVID-19 como bem-sucedida, afirmando que o governo adotou medidas bem concebidas, mesmo com informações e recursos limitados. No entanto, as pessoas adultas queixaram-se de não compreenderem o raciocínio por detrás de algumas das medidas, do atraso na implementação de algumas medidas e de falhas na comunicação governamental. Assim, os governos devem aumentar a transparência no processo de tomada de decisão, bem como melhorar a comunicação com a população, aumentando assim potencialmente a adesão às medidas necessárias e os sentimentos de segurança e tranquilidade durante uma crise de saúde pública.

Palavras-chave : Pandemia COVID-19; Gestão governamental; Comunicação; Adesão às diretrizes; Saúde pública.

        · resumo em Inglês     · texto em Inglês     · Inglês ( pdf )