SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.25 número1Intimidade sexual e saúde mental dos idosos durante a pandemia de COVID-19Desenvolvimento escala do impacto do cancro da mama nos companheiros: estudo psicométrico índice de autoresíndice de assuntosPesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

  • Não possue artigos similaresSimilares em SciELO

Compartilhar


Psicologia, Saúde & Doenças

versão impressa ISSN 1645-0086

Resumo

JESUS, Joana Correia; HUMBOLDT, Sofia von; SOARES, Luísa  e  LEAL, Isabel. Violência por negligência nos idosos e fatores de risco: uma revisão narrativa. Psic., Saúde & Doenças [online]. 2024, vol.25, n.1, pp.89-98.  Epub 31-Mar-2024. ISSN 1645-0086.  https://doi.org/10.15309/24psd250109.

O acentuado envelhecimento populacional é um fenómeno contemporâneo com incidência particular nos países ocidentais e europeus. Estima-se que até 2050 a população com idade acima de 65 anos duplique e que com esse aumento advenham importantes desafios sociais, relacionais e pessoais para os idosos. A investigação na área dos cuidados de saúde e da segurança dos idosos tem crescido significativamente nas últimas décadas, incluindo os estudos na área da violência contra os idosos, contudo a violência por negligência tem sido subvalorizada. Apesar de ser dos tipos de violência que mais impacta os idosos, é também dos mais difíceis de detetar e estudar. O objetivo do presente estudo foi desenvolver uma revisão narrativa da literatura que abordou a violência por negligência nos idosos e os fatores de risco que se associam à mesma. A pesquisa dos estudos foi efetuada nas bases de dados EBSCO Host, PubMed, Scopus e Scielo, incluindo-se 29 artigos finais. Verificaram-se cinco grandes fatores de risco para a violência por negligência: As caraterísticas sociodemográficas, o grau de dependência, o baixo suporte social, o baixo sentido de comunidade e os estereótipos sociais. Identificaram-se também fenómenos específicos que podem aumentar a vulnerabilidade para a violência por negligência, como a entrada para a reforma ou perdas física e cognitivas significativas. Destaca-se a urgência de estudos que avaliem o risco de violência por negligência nos idosos e particularmente em idosos não institucionalizados.

Palavras-chave : Violência por negligência; Fatores de risco; Idosos; Revisão; Envelhecimento.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )