SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.25 número1Violência por negligência nos idosos e fatores de risco: uma revisão narrativaProjeto me-wel: exploração dos fatores subjacentes ao aumento de peso na menopausa índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Indicadores

Links relacionados

  • No hay articulos similaresSimilares en SciELO

Compartir


Psicologia, Saúde & Doenças

versión impresa ISSN 1645-0086

Resumen

MARINHO, Diana; SILVA, Isabel  y  GUIMARAES, Raquel. Desenvolvimento escala do impacto do cancro da mama nos companheiros: estudo psicométrico. Psic., Saúde & Doenças [online]. 2024, vol.25, n.1, pp.99-110.  Epub 31-Mar-2024. ISSN 1645-0086.  https://doi.org/10.15309/24psd250110.

A conceção de programas de promoção do bem-estar para companheiros de mulheres diagnosticadas com cancro da mama implica a existência de instrumentos de medida específicos, que considerem os domínios efetivamente relevantes para esta população. O objetivo deste estudo exploratório foi construir e validar uma escala para avaliar o impacto do diagnóstico e tratamento do cancro da mama nos companheiros. Uma amostra de conveniência de 84 companheiros de mulheres que tiveram diagnóstico de cancro da mama respondeu ao questionário desenvolvido no presente estudo, questionário sociodemográfico, Escala de qualidade de vida do familiar/cuidador do doente oncológico (CQOLC) e versão portuguesa da Hospital Anxiety and Depression Scale (HADS). Foi desenvolvida a Escala de Avaliação do Impacto do Cancro da Mama nos Companheiros (EAICMC), com 24 itens, organizados em três fatores. A EAICMC revelou boa fiabilidade (α = 0,82). A correlação item-total e item-subescalas comprovou a sua aceitável validade interna convergente/discriminante e a distribuição das respostas pelos seus itens demonstrou que possui uma razoável sensibilidade. A correlação entre os scores obtidos na EAICMC, HADS e CQOLC confirmou a validade externa da escala. Trata-se de um instrumento bem aceite e que poderá ser útil para a prática clínica.

Palabras clave : Cancro da mama; Qualidade de vida; Companheiros; Escala.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )