SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.25 número1Desenvolvimento escala do impacto do cancro da mama nos companheiros: estudo psicométricoQuiet quitting, firing e hiring: só uma tendência das redes sociais? índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Indicadores

Links relacionados

  • No hay articulos similaresSimilares en SciELO

Compartir


Psicologia, Saúde & Doenças

versión impresa ISSN 1645-0086

Resumen

LEITAO, Mafalda; PEREZ-LOPEZ, Faustino; MAROCO, João  y  PIMENTA, Filipa. Projeto me-wel: exploração dos fatores subjacentes ao aumento de peso na menopausa. Psic., Saúde & Doenças [online]. 2024, vol.25, n.1, pp.111-123.  Epub 31-Mar-2024. ISSN 1645-0086.  https://doi.org/10.15309/24psd250111.

Durante a transição para a menopausa, é frequente as mulheres experienciarem um aumento de peso, que pode ser influenciado por fatores pessoais (e.g., decréscimo dos níveis de estrogénio), ambientais (e.g., socioculturais) e/ou comportamentais (e.g., comportamentos não saudáveis). Esse aumento de peso pode conduzir ao desenvolvimento da obesidade e, consequentemente, problemas de saúde associados. Estudos qualitativos providenciam informações cruciais sobre a experiência de aumento de peso. Este estudo tem como objetivo explorar os fatores subjacentes ao aumento de peso durante a transição para a menopausa. Foram feitas entrevistas semiestruturadas a 31 mulheres portuguesas na pós-menopausa, que na pré-menopausa tinham peso normal e na pós-menopausa tinham excesso de peso/obesidade. As entrevistas foram analisadas com o software MAXQDA, através de uma análise de conteúdo dirigida, seguida de análise de correspondência múltipla, através do software IBM SPSS Statistics. Emergiu um modelo final de quatro fatores: (1) Ingestão emocional/Cravings, Inatividade física e Efeitos da pandemia (σ2=14,21; α=0,70); (2) Saúde, Ausência de autocuidado e Eventos de vida stressantes (σ2=12,29; α=0,64), (3) Fatores biológicos/fisiológicos, Binge eating e Influências interpessoais (σ2=10,82; α=0,59), e (4) Mudança de hábitos e rotinas e Ambiente profissional (σ2=9,65; α=0,53). O modelo de quatro fatores vai de encontro ao modelo triádico de determinismo recíproco, revelando uma interação entre fatores comportamentais, pessoais e ambientais que explicam o aumento de peso durante a transição para a menopausa. É essencial promover estilos de vida saudáveis nesta população específica. Futuras intervenções para mulheres de meia-idade devem incluir estratégias cognitivo-comportamentais.

Palabras clave : Método qualitativo; Aumento de peso; Menopausa; Mulheres na menopausa; Obesidade.

        · resumen en Inglés     · texto en Inglés     · Inglés ( pdf )