SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.25 número1Crescimento pós-traumático após COVID-19: programa de intervenção para profissionais de saúdeRestrição da liberdade, qualidade de vida e saúde mental durante o confinamento índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Indicadores

Links relacionados

  • No hay articulos similaresSimilares en SciELO

Compartir


Psicologia, Saúde & Doenças

versión impresa ISSN 1645-0086

Resumen

DAMAS, Joana; MENESES, Rute  y  REBELO, Virgínia. Inteligência emocional e autoeficácia na dor crónica. Psic., Saúde & Doenças [online]. 2024, vol.25, n.1, pp.162-172.  Epub 31-Mar-2024. ISSN 1645-0086.  https://doi.org/10.15309/24psd250115.

Em indivíduos com dor crónica (DC), as emoções têm um papel preponderante, podendo interferir na perceção de intensidade e a nível cognitivo, com a presença de crenças disfuncionais e, por vezes, ausência da confiança de que é possível ultrapassar o momento doloroso. Assim, os objetivos do estudo são: caracterizar a inteligência emocional (IE) e a autoeficácia (AE) de indivíduos com DC; e explorar a relação entre IE e AE em função da DC. Responderam presencialmente a um Questionário Sociodemográfico e Clínico desenvolvido para o efeito, ao Questionário de Regulação Emocional, à General Self-Efficacy Scale e ao Módulo de AE para a Dor, elaborado para este estudo, 120 pacientes adultos da consulta de Psicologia-Dor de um Hospital público (estudo transversal). A reavaliação cognitiva (RC) e a supressão emocional (SE) apresentaram valores médios superiores aos descritos na literatura. A AE da amostra encontrava-se em níveis inferiores ao estado da arte e à média da população portuguesa. A AE demonstrou uma relação com a SE em indivíduos com dor moderada e com a RC na dor intensa. Os resultados reforçam a pertinência de focar a IE e a AE na intervenção junto de indivíduos com DC.

Palabras clave : Inteligência emocional; Dor crónica; Autoeficácia; Autoeficácia para a Dor Crónica.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )