SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.5 número2Estudo da estrutura do treino de jovens mesatenistas dos Centros de Treino da Federação Portuguesa de Ténis de MesaNível de atividade física, condições de saúde e características sócio-demográficas de mulheres idosas brasileiras índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Indicadores

Links relacionados

  • No hay articulos similaresSimilares en SciELO

Compartir


Revista Portuguesa de Ciências do Desporto

versión impresa ISSN 1645-0523

Resumen

SANTOS, M. Paula; GOMES, Helena; RIBEIRO, José C.  y  MOTA, Jorge. Variação sazonal na actividade física e nas práticas de lazer de adolescentes portugueses. Rev. Port. Cien. Desp. [online]. 2005, vol.5, n.2, pp.192-201. ISSN 1645-0523.

A compreensão dos factores que condicionam e influenciam a actividade física dos jovens é particularmente relevante, pois permite a identificação dos atributos pessoais, dos sistemas sociais e do envolvimento que estão associados aos comportamentos activos. O objectivo do presente trabalho foi o de verificar a variação sazonal na actividade física e nas práticas de lazer dos adolescentes. A amostra foi constituída por 444 adolescentes de ambos os sexos, com idades compreendidas entre os 12 e os 18 anos. A actividade física e as actividades de lazer dos alunos foram avaliadas duas vezes durante o mesmo ano lectivo, em períodos sazonais distintos, através de um questionário (Telama et al.; Cloes et al.). Os principais resultados revelam que as raparigas são mais activas durante a primavera/verão do que durante o período de outono/inverno. As actividades organizadas ou de competição mais frequentemente referidas são o "futebol" entre os rapazes e a "ginástica" entre as raparigas. Apenas os mais novos referem maior participação nestas actividades durante o período de primavera/verão. Entre as actividades não organizadas "andar de bicicleta" é a mais escolhida por rapazes e raparigas ao longo de todo o ano. A segunda actividade não organizada preferida pelos rapazes é "jogar futebol" mas entre as raparigas tais escolhas parecem mais diversificadas, uma vez que "jogar futebol" e "correr" são actividades com alguma popularidade. A participação em actividades não organizadas ocorre com maior frequência, independentemente do sexo, grupo etário ou período sazonal.

Palabras clave : actividade física; adolescentes; lazer; estações do ano.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )