SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.5 número3O alpinismo: Uma experiência no (pelo) corpoAs classes sociais na sociedade do espetáculo: o olhar dos torcedores de futebol índice de autoresíndice de assuntosPesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

  • Não possue artigos similaresSimilares em SciELO

Compartilhar


Revista Portuguesa de Ciências do Desporto

versão impressa ISSN 1645-0523

Resumo

GOIS JUNIOR, Edivaldo  e  LOVISOLO, Hugo R.. A educação física e concepções higienistas sobre raça: uma reinterpretação histórica da educação física brasileira dos anos de 1930. Rev. Port. Cien. Desp. [online]. 2005, vol.5, n.3, pp.322-328. ISSN 1645-0523.

Este estudo pretende averiguar se as correntes teóricas do "movimento higienista", determinadas pelas ciências biológicas, influenciavam as discussões sobre Educação Física no Brasil dos anos de 1930. A partir da hipótese de reprodução das concepções higienistas por parte da área de Educação Física, foi necessário investigar os periódicos especializados da época, como a Revista Educação Physica (1932-1945) e a Revista de Educação Física do Exército (1932-2000), que compõem o conjunto de fontes primárias. Analisou-se os conteúdos das fontes primárias e, finalmente, verificou-se a sustentação da hipótese. Em conclusão, houve uma reprodução das concepções higienistas, como a corrente lamarkista e galtoniana, no campo da educação física brasileira nos anos de 1930.

Palavras-chave : educação física; história; higienistas.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )