SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.6 issue1Translation and Validation of the Sports Attitudes Questionnaire (SAQ) Applied to Young Portuguese Athletes Aged 13 to 16 YearsThe Importance of Sport Results During the Long-Term’s Athlete Development: A Study with High Level Brazilian Athletes author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Indicators

Related links

  • Have no similar articlesSimilars in SciELO

Share


Revista Portuguesa de Ciências do Desporto

Print version ISSN 1645-0523

Abstract

VIEIRA, Márcio M. et al. Efeitos do intervalo pós-conhecimento de resultados na aquisição do arremesso da Bocha. Rev. Port. Cien. Desp. [online]. 2006, vol.6, n.1, pp.50-54. ISSN 1645-0523.

Com o objetivo de verificar os efeitos do intervalo após o fornecimento do conhecimento de resultados na aquisição do arremesso da bocha, trinta e seis universitários foram separados, formando três grupos: sem intervalo pós-conhecimento de resultados, intervalo de 5 segundos de pós-conhecimento de resultados e intervalo de 10 segundos de pós-conhecimento de resultados. A tarefa consistiu em arremessar uma bola em direção a um alvo circular posicionado no chão, com o objetivo de atingir um círculo no centro do alvo, que recebia a pontuação 6. A cada 10 cm do círculo central, uma nova área foi delimitada e decrescia em um ponto recebendo a área mais externa a pontuação 1. O experimento foi dividido em fase de aquisição (120 tentativas a 6,5 m de distância) e testes de Transferência 1 (10 tentativas sem conhecimento de resultados), Transferência 2 e 3 (10 tentativas cada sem conhecimento de resultados a 7,5 m). Não foram observadas diferenças estatísticas na análise da média do escore e do coeficiente de variação, não caracterizando efeito do intervalo pós-CR sobre a aprendizagem de habilidades motoras na condição utilizada.

Keywords : aprendizagem motora; feedback; conhecimento de resultados.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )