SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.6 número2Exercício rosca bíceps: influência do tempo de execução e da intensidade da carga na atividade eletromiográfica de músculos lombaresAnálise da assimetria nos padrões fundamentais arremessar e chutar em crianças índice de autoresíndice de assuntosPesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

  • Não possue artigos similaresSimilares em SciELO

Compartilhar


Revista Portuguesa de Ciências do Desporto

versão impressa ISSN 1645-0523

Resumo

BRUZI, Alessandro et al. Efeito do número de demonstrações na aquisição de uma habilidade motora: um estudo exploratório. Rev. Port. Cien. Desp. [online]. 2006, vol.6, n.2, pp.179-187. ISSN 1645-0523.

O efeito de diferentes números de demonstrações na aquisição de habilidades motoras ainda não está claro. Isto incentivou a investigação do efeito do número de demonstrações na aprendizagem do arremesso de dardo de salão. Quatorze sujeitos foram distribuídos aleatoriamente em 4 grupos: uma demonstração (D1), duas (D2), quatro (D4) e oito (D8). O experimento constou de três fases: aquisição, com 70 tentativas do arremesso "profissional", a 2,37m do alvo; teste de transferência após 3 minutos, com 10 tentativas da pegada em "V", a 3,37m; e teste de retenção da aquisição, com 10 tentativas, após 10 minutos. Na análise do padrão de movimento, pela moda, não se detectou diferença significativa intergrupos (p>0,05) e detectou-se, no índice de variabilidade do padrão de movimento (IVP), diferença intergrupos no bloco 1 do teste de retenção, sendo 4 e 8 demonstrações superiores. Os resultados mostram que todos os grupos foram semelhantes na aprendizagem da tarefa. Além disso, 4 e 8 demonstrações apresentaram uma maior flexibilidade no padrão de movimento.

Palavras-chave : aprendizagem motora; habilidade motora; número de demonstrações.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )