SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.6 issue2Effect of the number of demonstrations on a motor skill learning: An exploratory studyPupil's self-perceived competence, teacher expectations, and academic performance: How do they relate in Physical Education? author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Indicators

Related links

  • Have no similar articlesSimilars in SciELO

Share


Revista Portuguesa de Ciências do Desporto

Print version ISSN 1645-0523

Abstract

SANTOS, Ilca et al. Análise da assimetria nos padrões fundamentais arremessar e chutar em crianças. Rev. Port. Cien. Desp. [online]. 2006, vol.6, n.2, pp.188-193. ISSN 1645-0523.

A assimetria de desempenho nos padrões fundamentais arremessar e chutar foi analisada em 46 crianças, de ambos os sexos, entre 6 e 7 anos de idade. As crianças executaram 3 tentativas do arremesso e do chute com cada membro. O desempenho dos membros contralaterais foi analisado qualitativamente através do protocolo de McClenaghan e Gallahue (7). As análises do número de observações dos padrões fundamentais arremesso e chute indicaram efeitos de assimetria nos estágios inicial, elementar e maduro. Os resultados foram discutidos em termos de uma necessidade de desenvolvimento bilateral dos padrões fundamentais na infância.

Keywords : padrões motores fundamentais; assimetria; arremesso; chute.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )