SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.6 número2Efeito do número de demonstrações na aquisição de uma habilidade motora: um estudo exploratórioA competência percebida pelos alunos, as expectativas do professor e o desempenho académico: como se relacionam na disciplina de educação física? índice de autoresíndice de assuntosPesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

  • Não possue artigos similaresSimilares em SciELO

Compartilhar


Revista Portuguesa de Ciências do Desporto

versão impressa ISSN 1645-0523

Resumo

SANTOS, Ilca et al. Análise da assimetria nos padrões fundamentais arremessar e chutar em crianças. Rev. Port. Cien. Desp. [online]. 2006, vol.6, n.2, pp.188-193. ISSN 1645-0523.

A assimetria de desempenho nos padrões fundamentais arremessar e chutar foi analisada em 46 crianças, de ambos os sexos, entre 6 e 7 anos de idade. As crianças executaram 3 tentativas do arremesso e do chute com cada membro. O desempenho dos membros contralaterais foi analisado qualitativamente através do protocolo de McClenaghan e Gallahue (7). As análises do número de observações dos padrões fundamentais arremesso e chute indicaram efeitos de assimetria nos estágios inicial, elementar e maduro. Os resultados foram discutidos em termos de uma necessidade de desenvolvimento bilateral dos padrões fundamentais na infância.

Palavras-chave : padrões motores fundamentais; assimetria; arremesso; chute.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )