SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.6 issue2Metabolic syndrome and glucocorticoid: Favorable aspects of physical exercise on this pathophysiologyOne should not identify explosive strength with muscular power even if some connection can be found between them author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Indicators

Related links

  • Have no similar articlesSimilars in SciELO

Share


Revista Portuguesa de Ciências do Desporto

Print version ISSN 1645-0523

Abstract

SILVA, Adelino S. R.; SANTHIAGO, Vanessa  and  GOBATTO, Cláudio A.. Compreendendo o overtraining no desporto: da definição ao tratamento. Rev. Port. Cien. Desp. [online]. 2006, vol.6, n.2, pp.229-238. ISSN 1645-0523.

No desporto de alto nível o desenvolvimento de um programa de treinamento físico tem como principal objetivo a maximização da performance. Contudo, caso não ocorra uma periodização do treinamento adequada, os atletas podem desenvolver o fenômeno denominado overtraining ou sobretreino. O overtraining pode ser definido como um distúrbio neuroendócrino, que ocorre no eixo hipotálamo-hipófise, resultado do desequilíbrio entre a demanda do exercício e a capacidade de resposta do organismo. O objetivo do presente estudo de revisão é apresentar fatores inerentes ao overtraining, para que a comunidade científica aprofunde o conhecimento sobre este problema do treinamento e auxilie os profissionais do desporto e atletas a evitá-lo.

Keywords : desporto; treinamento; overtraining.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )