SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.6 issue3Reproducibility and validity of the Baecke questionnaire for assessing of the habitual physical activity in adolescentsVisual cues effects in the swim crawl learning to deaf students author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Indicators

Related links

  • Have no similar articlesSimilars in SciELO

Share


Revista Portuguesa de Ciências do Desporto

Print version ISSN 1645-0523

Abstract

CHIVIACOWSKY, Suzete; MEDEIROS, Franklin L. de; SCHILD, José F.G.  and  AFONSO, Mariângela R.. Feedback auto-controlado e aprendizagem de uma habilidade motora discreta em idosos. Rev. Port. Cien. Desp. [online]. 2006, vol.6, n.3, pp.275-280. ISSN 1645-0523.

O objetivo do presente estudo foi comparar os efeitos da frequência de conhecimento de resultados (CR) auto-controlada e externamente controlada na aprendizagem de uma habilidade motora discreta em idosos. Vinte e dois idosos na faixa etária de 60 a 76 anos de idade foram utilizados como sujeitos, distribuídos em dois grupos em relação aos diferentes tipos de controle de frequência de CR utilizada: auto-controlada ou externamente controlada. A tarefa consistiu em arremessar um implemento em um alvo. A hipótese testada é que sujeitos que praticam com frequências auto-controladas de CR obtêm maior aprendizagem do que sujeitos que praticam com frequências externamente controladas, conforme resultados anteriores com adultos. A análise dos dados foi realizada através da ANOVA One-way, utilizando-se o pacote estatístico SPSS. Os resultados mostraram forte tendência de superioridade para o grupo com CR auto-controlado, embora a diferença não seja significativa.

Keywords : aprendizagem motora; feedback; frequência auto-controlada; idosos.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )