SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.7 issue1The ankle taping effects in gait and postural control in hemiplegic spastic children with cerebral palsyAssessment, control and monitoring of physical condition of the senior national portuguese male volleyball team - season of 2004 author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Indicators

Related links

  • Have no similar articlesSimilars in SciELO

Share


Revista Portuguesa de Ciências do Desporto

Print version ISSN 1645-0523

Abstract

STOFFELS, Fernanda et al. Análise de variáveis cinemáticas da corrida de jovens velocistas. Rev. Port. Cien. Desp. [online]. 2007, vol.7, n.1, pp.59-67. ISSN 1645-0523.

O objectivo deste estudo foi descrever e analisar, sob o ponto de vista cinemático, o desempenho de jovens velocistas na fase de velocidade máxima da corrida, caracterizando e comparando os valores das variáveis cinemáticas destes velocistas com atletas de nível. Fizeram parte deste estudo 7 atletas, 4 do sexo masculino e 3 do sexo feminino, com idades entre 14 e 18 anos, da cidade de Santa Maria-RS. Para a análise cinemática foi utilizado o sistema Peak Performance, Inc. utilizando 2 câmaras de alta frequência operando à 180 Hz. As variáveis analisadas são relativas a um passo (2 apoios consecutivos), na fase de velocidade máxima da corrida. Cada sujeito realizou três tentativas. Os resultados encontrados mostraram similaridade das variáveis ângulo do tronco (Atron) e ângulo da coxa (Acox) com os valores encontrados na literatura para velocistas de nível mundial. No entanto, apesar de apresentarem algumas características semelhantes aos atletas de elite, os jovens velocistas estão aquém do comportamento destes em variáveis consideradas de grande importância para a performance nas corridas de velocidade, tais como amplitude e frequência de passo (Cp,Fp), distância de contacto (Dcon), oscilação vertical do CG (Ocg) e tempo da fase de suporte (Tfsup) e aérea (Tfae). Essas diferenças estão prioritariamente ligadas a factores como características físicas e nível de treinamento dos atletas, o que por sua vez pode estar associado com a idade e o tempo de prática dos jovens velocistas.

Keywords : corrida de velocidade; cinemática; jovens velocistas.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )