SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.7 número1Influência do treinamento aeróbio com intensidade e volume reduzidos na autonomia e aptidão físico-funcional de mulheres idosasEfeito da prática no planejamento de ações motoras de indivíduos idosos índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Indicadores

Links relacionados

  • No hay articulos similaresSimilares en SciELO

Compartir


Revista Portuguesa de Ciências do Desporto

versión impresa ISSN 1645-0523

Resumen

RODRIGUES, Paula C.; FREITAS, Cidália; VASCONCELOS, Maria Olga  y  BARREIROS, João. Preferência manual numa tarefa de antecipação-coincidência: efeitos da direcção do estímulo. Rev. Port. Cien. Desp. [online]. 2007, vol.7, n.1, pp.109-115. ISSN 1645-0523.

Neste estudo objectivamos analisar a relação existente entre a performance numa tarefa de antecipação-coincidência, variando a orientação do estímulo, a preferência manual e o sexo. Participaram 31 destrímanos e 35 sinistrómanos de ambos os sexos com idade entre os 15 e os 18 anos (M=15.86±.92). Empregou-se o Dutch Handedness Questionnaire (Van Strien, 1992) para avaliar a preferência manual e o Bassin Anticipation Timer para avaliar a antecipação-coincidência, a uma velocidade constante de 8mph. Utilizaram-se três orientações do estímulo: da esquerda para a direita (ED), da direita para a esquerda (DE) e, no plano sagital. A ANOVA 2x2x3 (preferência manual, sexo, direcção), com medidas repetidas no último factor, para um p≤0,05, revelou que (i) todos os sujeitos obtiveram melhores resultados no plano sagital (ii) o factor preferência manual não apresentou efeitos significativos (iii) o sexo masculino foi mais preciso e menos variável do que o sexo feminino.

Palabras clave : antecipação-coincidência; direcção do estímulo; preferência manual.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )