SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.7 número2Aceleração e tempo de duração de impacto em segmentos corporais do judoca durante a realização de ukemi em diferentes tipos de tatamesCaracterísticas dinâmicas de movimentos seleccionados do basquetebol índice de autoresíndice de assuntosPesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

  • Não possue artigos similaresSimilares em SciELO

Compartilhar


Revista Portuguesa de Ciências do Desporto

versão impressa ISSN 1645-0523

Resumo

SILVA, Luciano P. da; PUPO, Juliano Dal; ALVES, Josiele V.  e  MOTA, Carlos B.. Análise cinemática de duas técnicas de "pegada" no exercício puxada alta . Rev. Port. Cien. Desp. [online]. 2007, vol.7, n.2, pp.167-173. ISSN 1645-0523.

A presente investigação objectivou investigar, no exercício com pesos denominado "puxada alta", os ângulos articulares do ombro e cotovelo em duas diferentes técnicas de pegada: aberta e fechada, considerando a envergadura dos indivíduos e ainda verificar a interferência desta técnicas na força máxima e força muscular localizada. Para análise cinemática utilizou-se videografia bidimensional e um teste de 1RM e RMs para determinar a força máxima e de resistência, respectivamente. Participaram deste estudo 26 indivíduos de ambos os sexos para realizar a análise cinemática, 11 indivíduos do sexo masculino para determinação da força máxima e 10 para a força de resistência muscular localizada. Os resultados mostraram que na técnica de pegada fechada houve maior flexão do cotovelo no final do movimento, implicando maior acção dos músculos flexores desta articulação. O tamanho da envergadura também influenciou nos ângulos articulares, mostrando que os indivíduos de maior envergadura tendem a flexionar mais o cotovelo no fim do movimento. Em relação à força máxima, os indivíduos tiveram melhor desempenho na técnica de pegada fechada, enquanto que na força de resistência muscular o melhor desempenho foi na pegada aberta. Conclui-se que as variações nas técnicas de execução podem ser um factor interveniente no treinamento resistido com pesos.

Palavras-chave : biomecânica; cinemática; exercícios com pesos.

        · resumo em Inglês     · texto em Inglês     · Inglês ( pdf )