SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.7 issue2Chronometric analyses of swimming events in infantile swimmers: An objective model for goal settingEffect of task complexity in the bilateral transfer direction in serial motor skills author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Indicators

Related links

  • Have no similar articlesSimilars in SciELO

Share


Revista Portuguesa de Ciências do Desporto

Print version ISSN 1645-0523

Abstract

MALARRANHA, Jorge  and  SAMPAIO, Jaime. Ritmo dos jogos das finais das competições europeias de basquetebol (1988-2006) e as estatísticas que discriminam os jogos mais rápidos dos jogos mais lentos. Rev. Port. Cien. Desp. [online]. 2007, vol.7, n.2, pp.202-208. ISSN 1645-0523.

O objectivo deste estudo foi caracterizar o ritmo dos jogos de Basquetebol, medido pelo número de posses de bola, e identificar diferenças nas variáveis estatísticas entre os jogos realizados a ritmos mais elevados e os jogos realizados a ritmos mais reduzidos. Os dados utilizados reportam-se aos registos estatísticos colectivos dos jogos das finais das três competições europeias de clubes referentes às épocas entre 1987-88 e 2005-06 (Euroliga, ULEBCUP e FIBACUP, n=27). Foram constituídos dois grupos de análise a partir do número de posses de bola por jogo: jogos mais rápidos e jogos mais lentos. Os resultados sugerem uma tendência para um aumento do número de posses de bola e pontos marcados e uma diminuição da eficácia ofensiva nos jogos analisados. Por outro lado, a eficácia ofensiva dos jogos mais lentos foi significativamente superior à eficácia ofensiva dos jogos mais rápidos (p=0,05). A função discriminante obtida foi baseada na análise dos coeficientes canónicos estruturais (CCE) e identificou as faltas cometidas (CCE=0,44), as faltas sofridas (CCE=0,43), os ressaltos defensivos (CCE=0,38) e os lançamentos livres falhados (CCE=0,37) como as estatísticas que melhor discriminam os jogos mais lentos dos mais rápidos (p=0,05). Os treinadores podem utilizar estes resultados na selecção dos jogadores e na preparação das suas equipas, decidindo o ritmo de jogo a impor durante os jogos e os jogadores mais adequados para desempenhar essas tarefas.

Keywords : Basquetebol; estatísticas; ritmo de jogo.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )