SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.7 issue2Situations of stress in high performance beach volley: a case study with an olympic pairOxidative stress and damage in skeletal muscle: Influence of unusual acute exercise and physical conditioning author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Indicators

Related links

  • Have no similar articlesSimilars in SciELO

Share


Revista Portuguesa de Ciências do Desporto

Print version ISSN 1645-0523

Abstract

FILGUEIRA, Fabrício M.  and  SCHWARTZ, Gisele M.. Torcida familiar: a complexidade das inter-relações na iniciação esportiva ao futebol . Rev. Port. Cien. Desp. [online]. 2007, vol.7, n.2, pp.245-253. ISSN 1645-0523.

Este estudo, de carácter qualitativo, discutiu a efectividade das interacções pessoais e os aspectos intervenientes da torcida em relação à criança, na prática competitiva do futebol, em fase de iniciação esportiva. O estudo constou da união entre pesquisa bibliográfica e de campo, utilizando-se um questionário misto como instrumento para colecta dos dados. Esse instrumento foi aplicado a 20 crianças, do sexo masculino, matriculadas em uma escola especializada no ensino do futebol, com faixa etária entre 11 e 12 anos. Os dados foram analisados de forma descritiva, pela Técnica de Análise de Conteúdo Temático e identificam a grande participação dos pais na torcida, durante os jogos de futebol dessas crianças; a aceitação das crianças em relação à presença de seus pais nos jogos; os efeitos negativos da crítica da torcida; as influências da torcida sobre a forma de jogar das crianças e o papel importante do incentivo da torcida como fator motivacional. Com base nos resultados da pesquisa, sugere-se que novos estudos sejam elaborados, para implementarem a preparação psicológica de crianças nesta fase de aprendizado esportivo.

Keywords : relacionamento interpessoal; iniciação esportiva; futebol; psicologia do esporte.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )