SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.8 issue1Acute hemodynamic response during a session of multicomponent exercise in older adultsComparison of the procedural tactical knowledge in soccer players of different categories and positions author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Indicators

Related links

  • Have no similar articlesSimilars in SciELO

Share


Revista Portuguesa de Ciências do Desporto

Print version ISSN 1645-0523

Abstract

CASTRO, José Miguel de  and  MESQUITA, Isabel. Estudo das implicações do espaço ofensivo nas características do ataque no Voleibol masculino de elite . Rev. Port. Cien. Desp. [online]. 2008, vol.8, n.1, pp.114-125. ISSN 1645-0523.

O objectivo do presente estudo consiste na aplicação de um modelo zonal de ataque de primeira linha bem como da sua associação com variáveis especificadoras do ataque: o tempo de ataque, o efeito do ataque, o tipo de ataque e a oposição situacional do bloco. Foram analisados 12 jogos de selecções nacionais, com recurso à digitalização de imagens, num total de 518 acções. Recorreu-se ao teste de qui-quadrado, complementado por uma análise de correspondências simples (ANACOR), para se analisar a relação entre as variáveis. A fiabilidade pela percentagem de acordos, complementada pelo Kappa de Cohen, mostrou que os dados são fiáveis enquanto ferramenta científica. A aplicação de um modelo zonal, que especifica funcionalmente as zonas de ataque de primeira linha, evidenciou a tendência das equipas em alargar o espaço de intervenção do ataque, pelo uso preferencial das zonas mais lateralizadas (4a e 2) e pela exploração de zonas intermédias (4b, 3b, 3c), no sentido de destabilizar a actuação do bloco através da criação de superioridade espacial no ataque. O presente estudo reforçou a tendência da utilização privilegiada do tempo 2 de ataque no jogo de alto nível, confirmando o incremento da velocidade nas manobras ofensivas das equipas, bem como o ascendente da eficácia do ataque ao evidenciar o ponto como o efeito mais frequente. O número de blocadores intervenientes na oposição ao ataque adversário mostrou estar associado à velocidade do ataque, sendo que, tendencialmente, quanto mais rápido é o ataque menos blocadores efectivam o bloco.

Keywords : análise do jogo; voleibol; elite; ataque.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )