SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.8 issue3Practice schedule and freedom of choice in motor skill learningComplexity analysis of formal versus modified games in young scholars author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Indicators

Related links

  • Have no similar articlesSimilars in SciELO

Share


Revista Portuguesa de Ciências do Desporto

Print version ISSN 1645-0523

Abstract

FERREIRA, Lúcio F.; SOUZA, Cleverton J. F. de  and  FREUDENHEIM, Andrea M.. A efetividade da lista de checagem do teste ABC do movimento. Rev. Port. Cien. Desp. [online]. 2008, vol.8, n.3, pp.347-354. ISSN 1645-0523.

Este estudo teve como objectivos investigar a efectividade da lista de checagem do teste ABC do Movimento no contexto manauense (Amazonas/Brasil); e, comparar a capacidade de professores de educação física (PEF) e de sala de aula (PSA) de efectuar uma triagem de crianças com risco de apresentarem desordem coordenativa desenvolvimental (DCD) por meio da lista de checagem (LC). A amostra foi constituída por 30 crianças com 8 anos de idade e 16 professores (8 PEF e 8 PSA). O instrumento utilizado foi o Teste ABC do Movimento. Os resultados indicaram que houve correlação muito baixa entre as listas de checagem e a bateria motora (LCPSA rs = ,09; p= ,61 e LCPEF rs = -,12; p= ,49. Quando formados três grupos de acordo com o grau de desordem apresentado, os valores para a sensitividade, especificidade, e valor preditivo positivo ficaram abaixo do esperado. Os resultados evidenciaram que, no contexto manauense, a lista de checagem não foi eficaz como instrumento identificador de DCD em crianças com 8 anos de idade e, que tanto os PSA quanto os PEF não foram efectivos na identificação de crianças com esta desordem.

Keywords : teste ABC do movimento; lista de checagem; professores de educação física; professores de sala de aula; desordem coordenativa desenvolvimental; DCD.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )