SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.9 issue2Strategies of college sports: a case study about sports in Portuguese collegesStudy of the entrepreneurial potential of physical education students of the 7th course period at the Federal University of Viçosa author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Indicators

Related links

  • Have no similar articlesSimilars in SciELO

Share


Revista Portuguesa de Ciências do Desporto

Print version ISSN 1645-0523

Abstract

SOARES, Jorge. Percepções dos professores do desporto escolar sobre a relação entre o sector escolar e o sector federado da Região Autónoma da Madeira. Rev. Port. Cien. Desp. [online]. 2009, vol.9, n.2, pp.76-82. ISSN 1645-0523.

A Lei Quadro do Sistema Desportivo da Região Autónoma da Madeira5 defende que o desporto escolar deve ser desenvolvido numa relação de articulação com o desporto federado. O estudo seguiu dois objectivos: detectar se os professores envolvidos em cargos no desporto escolar na Madeira também estavam envolvidos no sector federado e conhecer as percepções dos mesmos sobre a relação que deve existir entre ambos os sectores. A amostra contabilizou um total de 255 participantes, representando 98% do universo dos professores do desporto escolar. Para a recolha dos dados foi utilizado um questionário, construídos a partir do estudo de Correia & Rosado4 e adaptado à Madeira a partir do seu programa de actividades7. O tratamento dos dados fez-se através do SPSS e da técnica não paramétrica de independência do Qui-quadrado (p.=0,05). Os resultados identificaram um total de 117 professores (45,9%) envolvidos em cargos no sector federado, sendo o cargo de treinador e a modalidade de futebol, aqueles que maiores percentagens colheram, 73,5% e 30,7%, respectivamente. A maioria dos inquiridos (51,8%) acha que deve existir uma relação mais próxima, de articulação e de cooperação entre o sector escolar e o federado, contra 24,7% que acham que não, e 21,2% que optaram por não expressar a sua convicção. Os resultados evidenciaram diferenças significativas entre o grupo dos professores que estavam ligados ao desporto federado e o grupo dos professores que não tinha ligação ao federado (p.=0,003). De realçar ainda que dos 124 professores que não estavam envolvidos no sector federado, 54 (43,5%) são a favor de uma relação de proximidade entre ambos os sectores. Em conclusão, os resultados sugerem uma maior articulação e cooperação entre os sectores escolar e federado.

Keywords : desporto escolar; desporto federado; cooperação; organização; professores.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )