SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.10 issue1Assessment of tactical principles in youth soccer players of different age groupsPhysical activity Level in adolescents and its association with sociodemographic variables author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Indicators

Related links

  • Have no similar articlesSimilars in SciELO

Share


Revista Portuguesa de Ciências do Desporto

Print version ISSN 1645-0523

Abstract

CORREA, Umberto Cesar; UGRINOWITSCH, Herbert; BENDA, Rodolfo Novellino  and  TANI, Go. Efeitos da estrutura de prática sobre o processo adaptativo de aprendizagem motora. Rev. Port. Cien. Desp. [online]. 2010, vol.10, n.1, pp.158-171. ISSN 1645-0523.

Este estudo teve como objetivo investigar os efeitos da estrutura de prática no processo adaptativo de aprendizagem motora. O delineamento constou de quatro grupos de prática (constante, aleatória, constante-aleatória e aleatória-constante) e de duas fases de aprendizagem (estabilização e adaptação). Nos três experimentos crianças praticaram uma tarefa complexa de timing coincidente, na qual a prática variada foi manipulada em termos de estímulo visual (Experimento 1), padrão de movimento (Experimento 2) e ambos os aspectos (Experimento 3). No experimento 1, os grupos constante, constante-aleatória e aleatória-constante mostraram melhor desempenho na fase de adaptação do que o grupo de prática aleatória. No experimento 2, os grupos constante e constant-aleatória tiveram melhor performance do que os demais. E, no experimento 3, o grupo constante-aleatória foi aquele com melhor desempenho. No seu conjunto, os resultados indicaram que as práticas constante e constante-aleatória foram superiores no processo adaptativo de aprendizagem motora do que as práticas aleatória e aleatória-constante

Keywords : estrutura de prática; aprendizagem motora; processo adaptativo; modelo de não-equilíbrio.

        · abstract in English     · text in English     · English ( pdf )