10 1 
Home Page  

  • SciELO

  • SciELO


Revista Portuguesa de Ciências do Desporto

 ISSN 1645-0523

CORREA, Umberto Cesar; UGRINOWITSCH, Herbert; BENDA, Rodolfo Novellino    TANI, Go. Efeitos da estrutura de prática sobre o processo adaptativo de aprendizagem motora. []. , 10, 1, pp.158-171. ISSN 1645-0523.

Este estudo teve como objetivo investigar os efeitos da estrutura de prática no processo adaptativo de aprendizagem motora. O delineamento constou de quatro grupos de prática (constante, aleatória, constante-aleatória e aleatória-constante) e de duas fases de aprendizagem (estabilização e adaptação). Nos três experimentos crianças praticaram uma tarefa complexa de timing coincidente, na qual a prática variada foi manipulada em termos de estímulo visual (Experimento 1), padrão de movimento (Experimento 2) e ambos os aspectos (Experimento 3). No experimento 1, os grupos constante, constante-aleatória e aleatória-constante mostraram melhor desempenho na fase de adaptação do que o grupo de prática aleatória. No experimento 2, os grupos constante e constant-aleatória tiveram melhor performance do que os demais. E, no experimento 3, o grupo constante-aleatória foi aquele com melhor desempenho. No seu conjunto, os resultados indicaram que as práticas constante e constante-aleatória foram superiores no processo adaptativo de aprendizagem motora do que as práticas aleatória e aleatória-constante

: estrutura de prática; aprendizagem motora; processo adaptativo; modelo de não-equilíbrio.

        ·     ·     · ( pdf )