SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 número27A EPRDF e a construção da nação: Ajustes nas convicções e pragmatismoOs Dhow do Zanzibar: A técnica de construção de uma antiga embarcação de origem árabe e o seu papel socioeconómico na actualidade índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Indicadores

Links relacionados

  • No hay articulos similaresSimilares en SciELO

Compartir


Cadernos de Estudos Africanos

versión impresa ISSN 1645-3794

Resumen

PEREZ, Guillermo Martínez; AZNAR, Concepción Tomás  y  NAMULONDO, Harriet. Tem tudo a ver com sexo: O que os homens zimbabueanos sabem do alongamento dos pequenos lábios vaginais. Cadernos de Estudos Africanos [online]. 2014, n.27, pp.127-147. ISSN 1645-3794.

O alongamento dos pequenos lábios vaginais (labia minora) é praticado por algumas mulheres zimbabueanas antes de atingirem a fase menstrual. Esta prática não tem sido investigada em profundidade no Zimbábue. O objetivo deste estudo é analisar os conhecimentos, as atitudes e as perceções de homens zimbabueanos residentes em meios urbanos relativamente ao alongamento dos pequenos lábios. Esta análise tem por base um estudo qualitativo realizado em Chitungwiza, Harare, em 2012. Foram entrevistados 31 homens adultos. Foram recolhidos dados sobre a percepção dos homens acerca do procedimento, as motivações, a sua relevância para o casamento e para a vida sexual, e as suas implicações em termos de saúde. Os resultados mostram que o alongamento dos pequenos lábios é reconhecido no Zimbábue como uma prática que aumenta o prazer sexual para ambos os parceiros, e que não prejudica a saúde das mulheres. No entanto serão necessárias mais pesquisas para compreender melhor o papel do alongamento dos pequenos lábios na sexualidade e na aceitação de métodos de prevenção contra o HIV/DST.

Palabras clave : alongamento dos pequenos lábios vaginais; modificações genitais na mulher; sexualidade; práticas vaginais; Zimbábue.

        · resumen en Inglés     · texto en Inglés     · Inglés ( pdf )

 

Creative Commons License Todo el contenido de esta revista, excepto dónde está identificado, está bajo una Licencia Creative Commons