SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 número29Migração, remessas e desenvolvimento: Um estudo de caso de trabalhadores migrantes senegaleses na ilha de Boa Vista, Cabo VerdeFontes de Rendimento das Famílias Rurais e a Segurança Alimentar em Cabo Verde índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Indicadores

Links relacionados

  • No hay articulos similaresSimilares en SciELO

Compartir


Cadernos de Estudos Africanos

versión impresa ISSN 1645-3794

Resumen

CARDOSO, Manuela. Migrações e Estratégias de Desenvolvimento dos Pequenos Estados Insulares em Desenvolvimento: Estudos de caso: Cabo Verde e São Tomé e Príncipe. Cadernos de Estudos Africanos [online]. 2015, n.29, pp.103-128. ISSN 1645-3794.

A problemática da emigração nos Pequenos Estados Insulares em Desenvolvimento (PEID/SIDS)[1] é abordada neste trabalho com a apresentação de dois estudos de caso: Cabo Verde e São Tomé e Príncipe, com independência e percursos políticos formais semelhantes, mas com níveis atuais de desenvolvimento diferentes. Para isso apresenta-se uma análise da interação de múltiplos fatores distintivos, quer em termos territoriais quer económicos, políticos, sociais e culturais, condicionante dos seus percursos. São ainda feitas duas reflexões teóricas que ajudam a orientar esta análise: uma sobre a classificação deste grupo de países com base nas suas estratégias de desenvolvimento e uma outra sobre a evolução das teorias da emigração.

Palabras clave : Pequenos Estados Insulares em Desenvolvimento; migração; remessas; desenvolvimento; Cabo Verde; São Tomé e Príncipe.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )

 

Creative Commons License Todo el contenido de esta revista, excepto dónde está identificado, está bajo una Licencia Creative Commons