SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 issue33Empire, patronage and a revolt in the kingdom of Kongo author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Indicators

Related links

  • Have no similar articlesSimilars in SciELO

Share


Cadernos de Estudos Africanos

Print version ISSN 1645-3794

Abstract

KEESE, Alexander. Equilíbrios no Terror: Trabalho forçado, fuga e continuidades clandestinas no Congo-Brazzaville, 1918-1968. Cadernos de Estudos Africanos [online]. 2017, n.33, pp.183-206. ISSN 1645-3794.  https://doi.org/10.4000/cea.2233.

Com o fim do regime concessionário no Médio Congo francês (hoje Congo-Brazzaville) na década de 1920 - de maneira análoga a processos nas colónias portuguesas da África Austral - abriram-se portas para uma organização administrativa menos repressiva. Porém, este caminho não foi o escolhido. Até 1946, o território do Congo continuava a caracterizar-se por uma acumulação de diferentes tipos de trabalho forçado; depois das reformas de 1946, as lógicas do trabalho compulsório sobreviveram numa variante menos extensa, e continuavam mesmo depois da independência. O artigo analisa estes equilíbrios no terror, e as fortes reações das populações do oeste e do norte do território, que responderam à violência colonial com fugas e enfraqueceram assim os pilares do domínio europeu.

Keywords : Congo; trabalho forçado; fugas; migrações; fronteiras; violência colonial.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )

 

Creative Commons License All the contents of this journal, except where otherwise noted, is licensed under a Creative Commons Attribution License