SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 número33Império, Patronato e uma Revolta no Reino do Kongo índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Indicadores

Links relacionados

  • No hay articulos similaresSimilares en SciELO

Compartir


Cadernos de Estudos Africanos

versión impresa ISSN 1645-3794

Resumen

KEESE, Alexander. Equilíbrios no Terror: Trabalho forçado, fuga e continuidades clandestinas no Congo-Brazzaville, 1918-1968. Cadernos de Estudos Africanos [online]. 2017, n.33, pp.183-206. ISSN 1645-3794.  https://doi.org/10.4000/cea.2233.

Com o fim do regime concessionário no Médio Congo francês (hoje Congo-Brazzaville) na década de 1920 - de maneira análoga a processos nas colónias portuguesas da África Austral - abriram-se portas para uma organização administrativa menos repressiva. Porém, este caminho não foi o escolhido. Até 1946, o território do Congo continuava a caracterizar-se por uma acumulação de diferentes tipos de trabalho forçado; depois das reformas de 1946, as lógicas do trabalho compulsório sobreviveram numa variante menos extensa, e continuavam mesmo depois da independência. O artigo analisa estes equilíbrios no terror, e as fortes reações das populações do oeste e do norte do território, que responderam à violência colonial com fugas e enfraqueceram assim os pilares do domínio europeu.

Palabras clave : Congo; trabalho forçado; fugas; migrações; fronteiras; violência colonial.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )

 

Creative Commons License Todo el contenido de esta revista, excepto dónde está identificado, está bajo una Licencia Creative Commons