SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 número37O percurso profissional dos jovens no Mali para o auto-empreendedorismo“Ficar é viver, partir é morrer”: O olhar dos eruditos bamileke sobre a migração dos jovens e as suas causas hoje índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Indicadores

Links relacionados

  • No hay articulos similaresSimilares en SciELO

Compartir


Cadernos de Estudos Africanos

versión impresa ISSN 1645-3794

Resumen

TANDJIGORA, Fodié. O não retorno dos estudantes bolseiros: Um caso inédito da imigração maliana em França. Cadernos de Estudos Africanos [online]. 2019, n.37, pp.113-133. ISSN 1645-3794.

Este artigo visa definir os contornos da emigração de diplomados malianos do ensino superior. Centra-se no estudo de titulares de um mestrado ou de um doutoramento, nascidos no Mali, tendo aqui realizado uma parte dos seus estudos, e a trabalhar atualmente em França como advogados, médicos, responsáveis associativos, engenheiros ou professores. Através dos nossos inquéritos junto de 85 licenciados malianos de França, demonstramos a existência de uma nova figura da emigração maliana que, até agora, tem sido conhecida sob a sua forma operária. Desconstruindo o paradigma dominante de fuga de cérebros dos jovens africanos, o artigo mostra que as razões para o não retorno de muitos diplomados malianos são mais complexas e não apenas económicas como a abordagem fuga de cérebros nos faz acreditar.

Palabras clave : migração qualificada; fuga de cérebros; inserção profissional; desclassificação profissional; ensino superior; Mali.

        · resumen en Francés     · texto en Francés     · Francés ( pdf )

 

Creative Commons License Todo el contenido de esta revista, excepto dónde está identificado, está bajo una Licencia Creative Commons