SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 número38O sistema partidário fluído de Madagáscar: Legados autoritários e condições de competição desiguais em um regime autoritário competitivo duradouro índice de autoresíndice de assuntosPesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

  • Não possue artigos similaresSimilares em SciELO

Compartilhar


Cadernos de Estudos Africanos

versão impressa ISSN 1645-3794

Resumo

SANCHES, Edalina Rodrigues  e  MACUANE, José Jaime. Eleições enquanto veículos de mudança? Análise de variações no desempenho da democracia e na alternância no governo em África. Cadernos de Estudos Africanos [online]. 2019, n.38, pp.15-40.  Epub 11-Jun-2021. ISSN 1645-3794.

Eleições regulares melhoram o desempenho da democracia em África? E qual o efeito das eleições nos padrões de competição pelo governo? Respondemos a estas questões através de duas análises empíricas que utilizam uma base de dados original com eleições realizadas em 17 países africanos desde as eleições fundadoras da era multipartidária até 2019. A primeira testa o efeito da alternância no governo no desempenho da democracia, e demonstra que enquanto a alternância no governo nas eleições fundadoras melhora o desempenho da democracia no futuro, a vitória da oposição em eleições subsequentes não produz ganhos democráticos. A segunda examina porquê alguns países experimentam maior alternância no governo e outros menos; e revela que a probabilidade de alternância ao longo do tempo é maior, quando também houve alternância nas eleições fundadoras do multipartidarismo e as eleições são mais competitivas e justas. Estes resultados contribuem para a literatura que associa eleições, democracia e alternância em África.

Palavras-chave : África; alternância no governo; transição democrática; grau de competição política; qualidade das eleições.

        · resumo em Inglês     · texto em Inglês     · Inglês ( pdf )